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AULA ABERTA

DE ABERTURA FORMAL DO MESTRADO EM

PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA – LÍNGUA ESTRANGEIRA/LÍNGUA SEGUNDA

“A LÍNGUA PORTUGUESA EM NÓS. ESPAÇOS GEOPOLÍTICOS E AFETIVOS DO PORTUGUÊS”

EMBAIXADOR ANACORETA CORREIA

26/OUTUBRO

11h

AUDITÓRIO DO ILCH

 

Cartaz disponível aqui.

 

 

VAGA PARA LEITOR DE PORTUGUÊS – UNIVERSIDADE DA CORUNHA
CANDIDATURAS ATÉ 31/MAIO

 

Ao abrigo do convénio assinado com a Universidade da Corunha, estão abertas as candidaturas para uma vaga de leitor de português nessa Universidade para alunos/as e ex-alunos/as da UMinho com licenciatura, mestrado ou doutoramento.

Os/as interessados/as  deverão enviar, até 31 de maio, o CV para:  alvaro@ilch.uminho.pt , indicando no assunto: “vaga leitor/a de português na Universidade da Corunha”

 

 

 

 

 

[vc_row][vc_column][vc_column_text]26 de Dezembro

Consórcio de Reflexão para o Português Língua não Materna e Língua de Herança

O Centro de Estudos Humanísticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas integra uma nova rede internacional de estudo do Português Língua de Herança.

A criação do Consórcio de Reflexão para o Português Língua não Materna e Língua de Herança foi formalizada na sede do Camões, I.P., no dia 19 de dezembro de 2017. A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

Este projeto é uma parceria entre o Camões, I.P e as universidades de Lancaster (Departamento de Linguística e de Língua Inglesa e ESRC – Centre for Corpus Approaches to Social Science), Tübingen (LEAD Graduate School & Research Network, Hector-Institut für Empirische Bildungsforschung e Departamento de Linguística) Lisboa (Centro de Linguística da Faculdade de Letras), Nova de Lisboa (Centro de Linguística), Porto (Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras) e Minho (Centro de Estudos Humanísticos do Instituto de Letras e Ciências Humana).

Entre os objetivos de investigação do Consórcio está o estudo do desenvolvimento linguístico e da motivação dos alunos e dos pais para a aprendizagem do português, mediante inquéritos e entrevistas, e a constituição do primeiro corpus de português língua de herança do mundo, a desenvolver ao longo de cinco anos – através da articulação das CEPE, rede oficial e rede particular, bem como através do contacto junto das missões diplomáticas no estrangeiro que contem com diáspora portuguesa e que não tenham estruturas de coordenação de ensino.

Homepage da rede:  http://wp.lancs.ac.uk/heritage-language[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]